quinta-feira, 15 de março de 2012

Um cigarrinho por favor?

Envolto em densa névoa, Fernando Henrique Cardoso criticou a proibição do uso de aditivos aromatizados em cigarros. "A Noruega e a Suíça legalizaram a mistura de orégano, hortelã, páprica e cominho ao fumo. Nossa legislação está muito atrasada", disse o ex-presidente, enquanto mordia uma respeitável fatia de bolo de chocolate com requeijão e doce de leite. A declaração foi prontamente apoiada por Marcelo D2, Rita Lee, Fernando Gabeira e pelas ONG Hortaliças Radicais e Aromas do Novo Milênio. Soninha prometeu circular nua de bicicleta polvilhando a cidade com sementes de girassol.


Na contramão de FHC, o Ministério da Saúde anunciou um plano de erradicação do fumo, de Michel Teló e do PMDB até a Copa do Mundo. "O segredo é cortar o mal pela raiz. Depois que o vício se desenvolve, fica muito mais difícil. Vejam só o topete do Roberto Justus e o figurino do Faustão", exemplificou.


    Efeitos colaterais do "Cigarrinho" do dia-a-dia.


Fiel ao amigo FHC, José Serra acolheu prontamente a causa do fumacê aromático em sua campanha. "Vamos quebrar as patentes de todos os aromas. Prometo falar pessoalmente com o Fernando Henrique", vaticinou. Ao ser informado de que não era mais o ministro da Saúde e que FHC não era mais o presidente da República, Serra ficou assustado e perguntou: "Mudou?"

Essa proibição alterou profundamente o estado de espírito de Suzana Vieira. A mesma disse que fará um CD com todos os sucessos de Chico Buarque." Prometo que será um marco na história da indústria fonográfica mundial." disse a atriz/pseudo-cantora com olhos marejados e com a voz embargada.

DADOS CIENTÍFICOS:

Trabalhos científicos como o de LaVoie, E.J., "Toxicity Studies on Clove Cigarrete Smoke and Constituens of Clove", Archieves of Toxicology 63:1-6, 63 ilustram o grande perigo que se esconde nos perfumados "cigarros de Bali". O primeiro perigo é o tabaco: como o eugenol tem um efeito anestésico, grandes baforadas de fumaça de tabaco, em geral sem filtro, podem ser inspiradas, com a sensação de um suave frescor enchendo os pulmões. Os usuários acabam fumando cigarros extremamente fortes, repetidas vezes ao dia, graças ao efeito enganoso do eugenol.

Estudos (LaVoie, e também Clark, G.C. "Comparasion of kretek (clove cigarette) smoke with that of American cigarrete smoke", Archives of Toxicology 63:1-6, 1989) têm demonstrado que a incidência de câncer é muito maior nos fumantes de kretek (cigarros de cravo) do que nos fumantes regulares. Os constituintes do cravo também são tóxicos, e sua toxicidade aumenta 1.500 vezes se os componentes são inalados em vez de ingeridos. Dr. Frederick Schechter[quem?] escreveu um artigo[quando?] em uma revista médica americana trazendo o alerta: todos os meses adolescentes usuários de cigarros de cravo iam ao seu consultório com sérios problemas respiratórios, requerendo hospitalização e, em alguns casos, cirurgias. Dois de seus pacientes acabaram morrendo.

Fonte: Wikipédia



Se quiserem continuar fumando, beleza. Agora tenho certeza que todos que fumam esta pequena parcela do "Homi lá de baixo" está assinando seu atestado de óbito!

Pensem bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário